[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ próximo ]
Texto ordinário (chamado "texto inline" neste documento) pode conter elementos para formação especial e referência cruzada. Texto inline aparece em capítulo, apêndice e títulos de seções, em aviso de copyright, dentro de parágrafos e em outros lugares parecidos.
Há vários elementos para determinar um significado especial de certas partes do texto. Para todos eles o fim do texto especial deve ser marcado explicitamente, usando uma tag final <element>, a tag final para fechamento de elementos </> ou barra / que finaliza a forma mais abreviada de marcação de elementos (veja Marcação SGML e metacaracteres, Capítulo 1).
Indica que o texto contido é mais importante ou mais significante que o resto.
Normalmente isto será representado por itálicos se disponível, ou texto em negrito ou sublinhado, ou em formato de texto puro colocando o texto entre asteriscos como *este*.
Indica que o texto contido é ainda mais importante ou ainda mais significante que o resto.
Tipicamente isto será representado por negrito se disponível ou em formato texto plano com texto entre asterisco como *este*.
Indica que o texto contido é uma variável metasintática. Ou seja, ele é uma peça de objeto da sintaxe que é usado para ter um valor real substituido.
Normalmente isto será representado por itálicos, em formato texto plano com sinais de maior e menor como <este>. Se muitas variáveis metasintáticas são mostradas uma após as outras elas devem ser, cada uma, seguida de seu próprio elemento <var>.
Indica que o texto contido é o nome de um pacote Debian.
Isto é normalmente feito usando uma fonte com largura fixa; em formato texto plano, aspas são usadas em torno do elemento.
Indica que o texto contido é o nome de um programa, um arquivo conhecido (normalmente sem o caminho), uma função ou alguma coisa parecida que tem um nome no computador.
Em formatos de saída onde o sublinhado de caracter e vários estilos de fontes estão disponíveis este é normalmente representado com uma fonte de largura fixa. Em texto plano, estes nomes não são especialmente marcados, ocorre a introdução de aspas no fluxo do texto.
Indica que o texto contido é o caminho completo de um arquivo, buffer, diretório, etc.
Isto é normalmente feito usando uma fonte com largura fixa; em formato texto plano, aspas podem ser usadas em torno do elemento.
Indica que o texto contido é um string geral que vem de fora do computador. Ele deve ser usado para comandos ou fragmentos de código que devem ser mostrados na linha de comando ou palavras (veja Exemplos, Seção 5.2 para uma alternativa), e assim por diante. Ele é frequentemente necessário para introduzir variáveis metasintáticas nestas strings, em que elas devem fazer parte do elemento <tt> ao invés de elementos dentro dela.
Isto é normalmente feito usando uma fonte com largura fixa; em formatos texto plano aspas podem ser usadas ao redor do elemento.
Produz uma "referência discreta" para identificação de referência nomeada (see Referências Cruzadas, Seção 4.2). Isto deve ser usada onde uma referência cruzada pode ser útil mas não intrusiva, mas onde não é essencial.
Em formatos onde referências cruzadas podem ser feitas não intrusivamente fazendo uma região do texto um hyperlink sem introduzir textos inline este elemento causará seu texto contido se tornar um hyperlink para o alvo da referência cruzada. Em outros formatos este elemento não tem nenhum efeito.
Há vários elementos para se introduzir referências cruzadas para outras partes do mesmo documento ou para outros documentos.
As referências cruzadas para documentos internos são baseadas no esquema de identificação de referências. Cada capítulo, apêndice, seção, subseção etc. Pode ter um atributo id passando sua referência de identificação - por exemplo <chapt id="spong"> especifica que o capítulo ou apêndice iniciado tem a referência de identificação spong. Esta referência de identificação pode então ser referida em outras partes do documento usando elementos especiais de referência cruzada.
O identificador de referência poderá também ser usado para gerar nomes de arquivos e referências para formatos tal como HTML que produzem diversos arquivos de saída; se nenhuma identificação de referência é especificada então o capítulo, apêndice ou números das seções serão usados. É uma boa idéia identificar no mínimo suas referências de apêndice ou capítulos assim aqueles nomes de arquivos não serão alterados se você alterar a ordem daqueles capítulos, seções ou apêndices em seu documento.
Isto gera uma referência cruzada dentro do mesmo documento para o capítulo, apêndice ou seção com id refid.
O elemento <ref> não tem nenhum conteúdo; o capítulo, apêndice ou número de seção e titulo e seu número de página ou tudo que é apropriado para o formato de saída será inserido no texto no ponto onde a tag aparece.
Sintaticamente a referência cruzada é um substantivo de frase, satisfatório para usuários como (veja <ref id="...">) ou informações mais adiante em <ref id="...">..
Gera uma referência cruzada para uma manpage para name na seção seção. Esta tag não possui nenhum conteúdo; texto descrevendo a página, tipicamente name(section), será inserido no ponto onde <manref> aparece.
Indica que o texto contido é um endereço de email. O conteúdo da tag deve ser simplesmente o texto do endereço de email; marcação de estilo de caracteres e referências cruzadas são proibidas. Normalmente a tag final </email> não pode ser omitida, mas ele pode ser deixado fora quando aparece em uma <author> como o final de <author>, implicado pelo inicio do próximo elemento, implicando no final do endereço de email.
Em muitos formatos isto gerará uma referência cruzada que pode (por exemplo) ser usada para enviar endereço de e-mail para o endereço citado. Em outros será simplesmente uma marcação para um texto especial, incluindo sinais de maior e menor < > em torno dele.
<ftpsite> indica que o conteúdo do elemento é um nome DNS de uma site FTP anônimo, e <ftppath> que é um caminho no site. Ambos elementos não podem conter qualquer marcação de estilo de caracteres ou referência cruzada.
Tipicamente ambos elementos serão feitos em fonte fixa; se possível, o <ftppath> será feito em um hyperlink funcional para o site <ftpsite>.
<ftppath> deve sempre ser precedido por um <ftpsite> no mesmo capítulo, ou apêndice, mas uma vez que um site foi nomeado vários caminhos podem ser definidos.
<httpsite> indica que o conteúdo do elemento é um nome DNS de um site HTTP, e <httppath> que é o caminho naquele site. Ambos elementos não podem conter qualquer estilo de caracter ou referência cruzada.
Normalmente ambos elementos serão feitos em fonte fixa; Se possível, <httppath> será feita em um hyperlink funcional para os arquivos nomeados no diretório mais recente. <httpsite>.
<httppath> deve sempre ser procedida de um <httpsite> no mesmo capítulo ou apêndice, mas uma vez que o site foi nomeado varios caminhos podem aparecer.
Gera uma referência cruzada para a URL com a identificação id e usa o name para ser mostrado no documento ao invés da id. Esta tag não contém qualquer conteúdo.
Normalmente este elemento será criado em fonte fixa; Se possível, id será feito em um hyperlink funcional usando name como identificação.
Footnotes pode aparecer em muitos textos inline, e são indicados por <footnote>...</footnote>. O texto de footnote será removido e colocado em outro lugar (onde depende do formato), e troca com uma referência ou hyperlink para footnote.
O conteúdo do footnote deve conter um ou mais parágrafos; o início do primeiro parágrafo não precisa ser marcado explicitamente. Elementos de marcação inline como um estilo de caracter não fazem efeito no conteúdo do footnotes definido dentro dele - o footnote é um trecho limpo.
Footnote pode ser aninhado, mas é raramente uma boa idéia.
[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ próximo ]
Manual Debiandoc-SGML
Versão 1.1.6 22 January 2010ijackson@gnu.ai.mit.edu
ardo@debian.org